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ENDORSEMENT na Área da Música PARTE 1:

– Cada Empresa tem uma política, e suas representações oficiais obedecem a política do escritório central.

– As políticas são muito parecidas, pequenas diferenças.

– As empresas geralmente dão apoio parcial e se o artista for um ícone no seu país, dai se discute cotas free ou descontos e etc…

– Todo baterista apresenta seus projetos, as marcas geralmente pegam bateristas que: Acompanham grandes artistas, grandes bandas, são fenômenos, são educadores, clinicians, formadores de opinião, ou às vezes algum em que acreditam no potencial. Ai entra os status dentro da marca, que são diferentes, não porque são melhores ou piores, apenas a historia de cada um, o tempo dessa história e nível de influência.

– O status podem ser regionais, nacionais e internacionais. Cada marca pode usar um tipo de nome: descontos de 40% a 70%, cotas parciais free mais descontos, cotas free por ano ou tudo que o baterista precisar free.

– Geralmente em projetos específicos a marca pode entrar com apoio financeiro ou não, tudo combinado com antecedência, pois as vezes em contrato o endorse tem que dar 1 ou 2 workshops com cobertura de cachês básicos, hotel e alimentação cobertos pela empresa ou importadora do produto. Ex: Zildjian day, Aquarian day, Odery day, Tagima concert etc…tudo combinado antes.

– A marca sempre pede para colocar o adesivo da marca no bumbo, trabalhar as fotos promocionais pessoais, principalmente para eventos baterísticos nos cartazes. Para shows com a banda e dvds, só pedem nos agradecimentos, mas isso já é uma atitude corriqueira.A maioria dos bateristas geralmente coloca a marca da batera ou peles, ou bateria e pratos, mas isso se o baterista for só um side man ou de uma banda famosa, não é uma obrigação, o que não pode é tocar com OUTRA MARCA.

– Uma ilusão o baterista achar que a marca tem obrigação de divulgá-lo, na verdade o baterista divulga a marca. A empresa fornece de algum modo o PRODUTO, isso é em todo mundo.

– Em emergência a marca sempre dá um suporte ao endorse, ou em outro país ou estado dependendo do status do mesmo.

– Os endorses sempre estarão sendo divulgados no site da empresa: Eventos próprios e baterísticos, agenda de tour, foto do baterista ou uma campanha publicitária em revistas especializadas.

– As marcas acreditam que o baterista deve ter sua carreira ela deve andar por si só , e não depender da marca p construir uma , afinal a marca sempre procura bateristas que se destacam em diversas áreas.

– Quanto a dinheiro para usar a marca, são extremamente raros os casos, mas podem acontecer, isso com mega rockstars ou bateristas extremamente pops. Também o que pode acontecer é o baterista receber royalties de um produto signature, que pode ser negociado em produtos ou dinheiro mesmo.

– ENDORSEMENT: cada mercado tem uma política diferente. Ex: não da para comparar jogador de futebol com músico, tênis com pratos, perfumes com baterias, são visibilidades e acordos muuuuuito diferentes de companhias que faturam às vezes sozinha o que 20 empresas de instrumentos faturam. Basicamente isso que acontece no mundo todo, é claro que tem algumas nuances, mas não foge muito disso.

Com experiência de endorsement internacional como: 22 anos de Odery Drums, 17 anos Zildjian Cymbals internacional, Aquarian drumheads international 8 anos, Vic firth signature internacional 17 anos, Axis pedals international 4 anos, Roland Brasil 2 anos, marcas nacionais como tranning pads signature 3 anos, Drummers capas 3 anos, digo com propriedade.

O resto é conto de quem não conhece o mercado e fica inventando história da carochinha. E outra não adianta você consultar diretor do grupo P&G ou Casas Bahia, advogados ou palestrantes motivacionais, etc. Eles não entendem nada de mercado musical. Você precisa de pelo menos 3 anos estando dentro de companhias para saber como são as variáveis das políticas, pois às vezes a marca não patrocina, mas o importador da marca dá algum apoio.

ENDORSEMENT na Área da Música PARTE 2:

Um dos pontos mais importantes na área de endorsement de instrumentos musicais é RELACIONAMENTO.

– Seja um cara atento ao que o comando da marca determina com relação ao produto, quanto a sua carreira quem gerencia é você.

– Nenhuma marca determina com quem e onde você deve tocar, sua carreira é só sua.

– Cuidado para não pedir demais, às vezes não é o momento.

– Não se posicione acima dos outros, status na marca não tem nada a ver com qualidade baterística.

– Informe a marca o que anda fazendo, a sugestão é sempre que a marca com rede sociais tenha um grupo fechado só dos seus artistas, pois a comunicação ali ficará muito mais fácil, na verdade menos difícil.

– Aprenda que você é um artista, mas tem que saber lidar com negócios.Tudo tem hora: hora de estudar, hora de ser o artista, hora de ser um homem de negócios.

– O mundo mudou, todos no meio se conhecem, e geralmente se respeitam, então, NUNCA fale mal de ninguém, NUNCA fale mal de uma marca.

– Seja atento para não ficar fazendo questionamentos que acabam te deixando com uma visibilidade ruim dentro da marca.

– Nem sempre o que a gente gostaria é o que é. O segredo é se adaptar, como disse cada empresa tem sua política não adianta você ficar batendo o pé querendo mudar a empresa, e às vezes como uma criança mimada.

– Seja respeitoso ao falar com os diretores. Saiba ser profissional no falar, não entre nunca em méritos pessoais e coisas da sua vida pessoal. A empresa não quer saber. A empresa quer saber, se você está bem, se está fazendo shows, se precisa de um produto. Talvez você fique amigo de alguém dentro da empresa, bom, ai é outra coisa, hora certa para cada conversa.

– Tenha humildade para crescer, você pode ser um mega baterista, porém dentro da marca você estará começando. Lembre-se: a marca te respeita, mas a relação Empresa/artista estará começando.

ENDORSEMENT na Área da Música PARTE 3:

Bom vocês acompanharam meus posts sobre endorsement e também dei uma entrevista para o programa Papo de Músicos que deve ir ao ar em breve falando resumidamente sobre isso.

Nessa parte 3 quero falar de COMPORTAMENTO.

– Seja pró ativo com a marca. A relação é de via dupla, se a marca vê o que você faz por ela naturalmente ela fará melhor por você.

– As marcas não tem obrigação de dar dinheiro para workshops, a não ser em ações exclusivas ou numa prévia combinação, portanto não Fique exigindo. Seja cordial e entenda um possível não.

– NUNCA faça workshops sem expor a marca, seja na pele de bumbo, e caso não for possível produza você mesmo Backdrops (banners com todas as marcas), mas capriche no design. Você não esta expondo laranja, banana, verdura. Faça o banner sempre no mínimo de 1 metro de largura por 1.60 a 1.80 de altura.

– Mande relatórios para o departamento de marketing para que eles tenham arquivados seus trabalhos e em um possível upgrade esse material seja usado a seu favor.

– Lembre-se: você não é obrigado a ter parceria com marca nenhuma. Você pode seguir sua carreira sem patrocínios, portanto, quando entrar numa busca por endorsement, lembre-se quem esta indo atrás. Sua carreira não pode depender de patrocínio de marcas, ela tem que andar por si só. Você tem que mostrar as vantagens de uma marca querer apoiá-lo. Para a marca é importante ter o artista, então se entrou na marca, automaticamente é porque a marca acha interessante seu perfil.

– Preste atenção no mercado, não diga coisas que poderão compromete-lo. Jogue limpo, cordialmente, e saiba sair de uma relação com a marca deixandp a porta aberta. Exponha claramente o porque esta saindo e de a chance da marca cobrir uma proposta, pois não é hora de ter EGO e ORGULHO, é hora de ser profissional.

– Não tenha pensamentos tipo “vou dar o troco “, isso não tem nada a ver com profissional.

– Não grite, não esperneie, não suba na cadeira, isso só FECHARÁ portas.

– Tenha calma, no caso de importação sempre acontecem atrasos, às vezes problemas na receita federal etc…Logística. EX: A marca fez uma proposta a um grande batera, e pediu um fedex para atende-lo. Houve um problema na receita e o material foi taxado absurdamente por um motivo X. A multa era bem alta. Então, o pedido desse possível artista viria num container, porém não foi colocado e não veio. O responsável se reporta ao artista e expõe o problema. O artista educadamente diz : “poxa que pena, mas dai pra mim fica difícil, vou fechar com outra marca”. Pronto, sem problemas, foi educado, tudo foi tratado de forma cordial e profissional. Portas continuam abertas.

Bom é isso! Espero ter esclarecido um pouco sobre o que é o endorsement! Leiam e releiam.