Contato Produtos Patrocinadores Estúdio Multimídia Workshop Instituto Agenda Biografia Home


Fabiano Manhas 29 anos como baterista profissional e 35 de bateria. Começou seus estudos em Goiânia em 1985 no conservatório Franz Shubert nos cursos de teoria e bateria com Décio Hernandes Gonçalves durante 2 anos e meio. Foi para São Paulo onde estudou por 1 ano com Paulo Campos, 2 anos com Duda Neves e 2 anos com Alaor Neves. Já também em 1990 atuava em bandas e com a renomada banda Platina, começando a se destacar tocando com grandes Guitarristas como: Silas Fernandes, Walmyr Tavares, Fábio “Índio” Amaral, Carlos Quefrem, Zé Renato Luiz, 1 semana de apresentações com Mozart Mello e sempre aproveitando a forte cena instrumental da época, opera rock Colony, bandas, cantores etc.

Fez vários cursos na Fap Arte, e outras instituições. Partiu para pesquisas didáticas nos EUA, onde fez private class com Kenwood Denard e Skip Handden – professores na Berklee College. Participou de várias palestras sobre didática e simpósios. Visitou lendárias fabricantes de instrumentos, a fim de entender como o mercado e a fabricação de instrumentos funcionava. Para melhor desenvolvimento dos alunos, buscou sempre aprender técnicas para didática e conexões do músico com os negócios da música. Esses trabalhos de pesquisa foram em 4 etapas nos EUA uma época onde a internet não tinha tanta força.

Mesmo atuante no Brasil em várias cenas, como gravações e acompanhando músicos do meio gospel e secular, e também fazendo clínicas, Fabiano sempre buscava mais. Foi 3 vezes interagir na Famosa Drummers Collective NY. Na última visita, sob a análise da direção da mesma, recebeu a representação da instituição para a preparação de alunos de intercâmbio.

Além disso, Fabiano foi diplomado com honras pela OMB, por 2 vezes, pelo forte impacto nos trabalhos didáticos no Brasil e pela incansável luta para melhorar a cena baterística. Sempre batalhou para que as pessoas buscassem qualidade e consciência de conhecimento e aprendizado. Lançou 3 vídeo aulas, um cd solo e 2 DVDs.

Fabiano participou de inúmeros festivais de bateria nacionais e internacionais como Zildjian Day, Zildjian Tour, Bataka Fest Equador, Laguna Drum Fest Mexico, Aquarian Day no Equador e Brasil. Além de Master Classes no Mexico e Chile, clinicas nos EUA, apresentação na NAMM, festivais de bateria pelo Brasil, centenas de clínicas e Master Classes. Para saber mais visite o Instagram @ime_fabiano_manhas.

Por seu mérito, conquistou patrocínios internacionais de marcas consagradas como Zildjian (onde está há 20 anos como artista internacional), Vic Firth (onde está há 20 anos e possui seu modelo de baquetas signature), Odery Drums (onde está há 27 anos. Começou praticamente junto com a empresa – fato inédito no Brasil um artista há tanto tempo com a mesma marca – tendo sido homenageado com sua caixa signature comemorativa de 25 anos), Aquarian Drumheads (onde está há 13 anos), a consagrada marca de microfones Audix (onde já esteve por um período de 4 anos – de 2002 a 2006 – e anos depois voltou para a marca em 2015, como artista internacional. 3 anos depois foi convidado para uma sessão de autógrafos, sendo escolhido como um dos artistas da marca com maior atuação e impacto na América Latina), Axis Pedals (onde está há 10 anos) e Roland (onde está há 10 anos).

Fabiano, com o Instituto de Música e Especialização, fundado em 1999, vem trazendo e promovendo ensino, inserindo e direcionando músicos para o mercado. É um lugar onde bateristas, reconhecidos ou não, vão buscar especialização, evolução, suporte e conhecimento em bateria e em áreas como pro Tools, áudio, captação, mixagem profissional focados na bateria.

Uma carreira de luta, construída com muito suor, dedicação e determinação, sempre enfrentando as dificuldades de um mercado nacional instável e injusto, porém sempre com apoio de seus fans, alunos e Família.